segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Casa número 362

A Rua do Acampamento foi uma das primeiras ruas de Santa Maria. No ano de 1797, se alojaram os primeiros povoadores da cidade na rua antes chamada de Rua de São Paulo. Suas curvas acomodaram escolas particulares como a Guilherme Wellington e as casas nela construídas receberam figuras ilustres como Ernani Chagas, Roque Callage e o jornalista Alfredo Rodrigues da Costa.
A casa de número 362, construída em 1915 e hoje demolida, foi projetada por Cesare Dacorso (que também projetou a câmara de vereadores e o pensionato Santa Tereseinha) vindo da região de Sardenha na Itália. Dacorso construiu uma casa de estilo eclético com quadros decorativos do pintor espanhol Francisco Ros para o primeiro tabelião da cidade – Abelino Viera da Silva nascido em Cachoeira do Sul em 1868.
A seguir a casa passou a ser propriedade da família Aita (dona da Rodoviária) e comportava uma clínica oftalmológica até ser demolida. Ainda ninguém sabe o motivo da destruição, mas a família alegou que a estrutura da casa está cedendo e, portanto, não oferece segurança aos moradores.
“A casa”, diz José Antônio Brenner (um dos arquitetos mais antigos da cidade), “pode ser considerada de estilo eclético, uma mistura de estilos antigos com os melhores materiais da época”. Procurando um pouco sobre estilo eclético encontrei que foram os portugueses, italianos, espanhóis, gregos, paulistas e mineiros que trouxeram as técnicas e a idéia de construção de fachadas adornadas com elementos da arquitetura clássica, enriquecidos com motivos de leques e arcadas.


As casas desse estilo – típico dos anos 1910-1920 – têm poucos jardins laterais, são altas com respiradouros para o porão que podem ser habitados, são de alvenaria de tijolos, pintadas com cal, as janelas são de madeira e ferro e portas de madeira, assoalhos de piso e forro em madeira ripada. Há uma composição harmoniosa entre claro e escuro, relevos e vazios.
O estilo eclético é um tipo de arquitetura característico de uma época, reflete um estilo de vida, um tipo de produção cultural, por isso a conservação deste tipo de construção é necessária para a preservação de nossa história. “Há em Santa Maria uma falta de estímulo para a conservação de prédios históricos. O projeto da prefeitura de reduzir um pouco o IPTU de casas particulares não ajuda as famílias a conservar as obras arquitetônicas importantes, “É um deboche!” – desabafa Brenner.
Paris, Veneza e todas essas cidades com históricas só são pontos turísticos por esforço de suas prefeituras e de sua população. Não adianta depois, como “medidas paliativas”, espalhar placas pela cidade com fotos dos primórdios de Santa Maria e suas personalidades com o título “Santa Maria, Nossa História” se não há incentivo para a conservação do patrimônio histórico da cidade. Dessa forma nossa memória ficará apenas nas fotos.


Agradecimentos à Teresinha Santos da Casa de Memórias e Tarciara arquivista da Casa, também ao arquiteto José Antônio brenner.

Para quem tiver vontade de ler textos sobre estilo arquitetônicos entre outros assuntos o site Vitruvius tem vários, inclusive o texto que usei para este post. Quem quiser reclamar para a prefeitura.

3 comentários:

Augusto Paim disse...

Luísa!
O conteúdo do texto é realmente muito bom. Houve pesquisa, apuração, tentativa de deixar tudo isso claro textualmente... Não posso criticar aí, e até dá dó criticar outros aspectos por causa disso. Mas, enfim, blog não é só texto.

Daí que faltam links, vários links, como sempre teimo em dizer. Um link para o site pra prefeiura, por exemplo. Aí já explica onde é Santa Maria (veja q o blog pode ser acessado pelo mundo inteiro) e deixa margem pra quem quiser mandar um e-mail de protesto pra prefeitura, por exemplo. E revisa os links depois de postados. O q tu colocou ao fim do texto não está abrindo.

Falta cuidar a diagramação do texto, tb. Parágrafos juntos, outros separados... Quem sabe pôr mais fotos, mais ilustrações, mais links remetendo a quem quiser saber mais sobre os estilos arquitetônicos (vê o último post do blog da Angélica, ela fez isso muito bem, só q falande de fotografia).

No mais, teu post partiu de uma situação local e aproveitou para ensinar sobre estilos arquitetônicos, de um jeito muito bem amarrado. Quem sabe procure sempre fazer isso?

Agora, dá pra fazer depois, para enriquecer, postagens sobre novidades nos estilos arquitetônicos, experiências, enfim! Pra dar pluralidade de pautas pro blog.

Bjs.

Caroloo disse...

Texto bem informativo e interessante!
Gostei do nome do blog... Posso só perguntar o porquê de "Ísis"? Fiquei curiosa!
Ah, e se quiser dar um "Oi" pro meu blog, o endereço é www.impressaumdigital.blogspot.com

Ronai disse...

Luisa, tens alguma fonte de informação sobre o Ernani Chagas? Abraço, Ronai